segunda-feira, 20 de maio de 2013

Tabulé

Tabbouleh é uma salada fria libanesa.
Degustei-a pela primeira vez quando morava em França onde este prato é muito comum devido, suponho, à forte presença marroquina.
Originalmente, é preparada mais à base de folhas verdes com bulgur mas sou mesmo fã desta versão com couscous mais divulgada em França.
Esta foi uma das saladas frias eleitas para a nossa houserwarming party - tem a grande vantagem de poder ser preparada de véspera e, quanto a mim, sabe mesmo melhor no dia seguinte.
É também uma refeição leve e fresca que gosto de preparar pela altura do Verão e uma excelente ideia para piqueniques ou acompanhamento num churrasco.

Ingredientes:
2 chávenas de couscous médio
2 chávenas de água
3 tomates não muito maduros, limpos de sementes
1 pepino grande
1 cebola
1 ramo de salsa
1 ramo de hortelã azeite q.b.
sumo de limão q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.


Preparação:
Deitar o couscous numa saladeira e regar com um fio de azeite. Misturar muito bem com os dentes de um garfo e verter sobre este 2 chávenas de água a ferver temperada de sal. Cobrir com um pano e deixar repousar por 7-8 minutos.
Entretanto, pique os tomates limpos de sementes, o pepino e a cebola.
Regar o couscous com mais um fio de azeite e mexer com os dentes do garfo até os grãos do couscous ficarem soltos. Deixar arrefecer à temperatura ambiente.
Misturar delicadamente a cebola, o tomate e o pepino. Adicionar a salsa e a hortelã picadas e ir temperar com azeite, sumo de limão, sal e pimenta a gosto.
Servir frio.

Nenhum comentário: