domingo, 12 de maio de 2013

Pizza de mozzarella, tomate e cogumelos com pesto

Ando para experimentar fazer pizza em casa desde que li aqui que a massa que tenho usado para fazer pão em casa também pode ser usada como base para pizza!
Hoje esteve um dia mais frio, ventoso, com pouco sol, alguma chuva... um daqueles dias perfeitos para estar em casa a organizar as coisas que se vão acumulando, as papeladas, emails e... fazer pizza caseira :)



Ingredientes
Para a massa:
1 kg de farinha de trigo T65
700 ml de água morna
1 colher (sopa) fermento biológico seco
1 colher (sopa) sal grosso
farinha de trigo para polvilhar q.b.

Para a cobertura:
Molho de tomate a gosto q.b.
1 queijo mozzarella
1 tomate não muito maduro
gogumelos q.b.
pesto q.b.
quejo ralado q.b.
pimenta preta para moer na altura q.b.


Preparação:
Num tupperware com capacidade para 6 litros, colocar o fermento, o sal e a água. Mexer ou agitar. Juntar a farinha e mexer no centro, com uma colher de pau, até toda a farinha das bordas ficar incorporada.
Deixar levedar cerca de 2h, tapado, à temperatura ambiente. A massa estará então pronta para ser usada (ou pode ir para o frigorífico até 2 semanas).

Polvilhar a superfície da massa com farinha, puxar a quantidade desejada e cortar com uma faca de serra ou tesoura. 
Estender a massa com o auxílio de um rolo na bancada polvilhada de farinha, formando um disco de aproximadamente 0,5 cm de espessura. Colocar a massa no tabuleiro onde irá ao forno.
Espalhar cerca de uma concha de molho de tomate sobre a base. Despedaçar o queijo mozzarella com os dedos sobre o molho de tomate. Cobrir com fatias finas de tomate e, sobre este, os cogumelos laminados finamente. Por fim, espalhar um pouco de pesto aqui e ali e polvilhar com o queijo ralado.



Vai a forno previamente aquecido a 220ºC (tive que colocar a uma temperatura mais elevada por ser um combinado forno-combinado, creio que num forno convencional seria a 200ºC) durante cerca de 20 minutos ou até a massa estar totalmente cozida.

Nenhum comentário: