sábado, 30 de março de 2013

Bacalhau com natas

Podemos não ter ido a Portugal passar a Páscoa com a família mas ao menos tivémos sabores portugueses à mesa.
Só fiz bacalhau com natas uma vez na minha vida (há tantos anos que nem vale a pena mencionar). Desta vez, fui espreitando uma receita aqui e outra ali, umas alterações a ver se ficava menos calórico, e saiu algo assim baseado nesta receita...

Ingredientes:
4 postas de bacalhau demolhado
1 kg batatas
1 dl de azeite
2 cebolas grandes
3 dentes de alho
queijo ou pão ralado

Para o molho béchamel:
40 gr de farinha
40 gr de manteiga (usei manteiga de côco sem odor por ser mais saudável)
2,50 dl leite
2,50 dl natas
1 dl da água de cozer o bacalhau
sal
pimenta
noz moscada


Preparação:
Coza o bacalhau durante três minutos em 0,5 l de água. Retire a pele e as espinhas e separe em lascas pequenas. Reserve a água.
Descasque as batatas, lave-as, corte-as em pequenos cubos deite-as em água a ferver durante uns minutos, sem deixar que fiquem completamente cozidas. Escorra-as bem e coloque-as num tabuleiro, temperadas com sal, com um pouco de azeite que vai ao forno para que alourem ligeiramente. 
Corte as cebolas em meias luas finas e refogue-as em azeite com o recepiente tapado, juntamente com alho picado, até ficarem translúcidas.
Prepare um molho de béchamel: derreta a manteiga num tachinho, acrescente a farinha e mexa bem; junte, aos poucos, 1 dl de água da cozedura do bacalhau, mexendo sempre; junte depois o leite e as natas e mexa até borbulhar; e, finalmente, retire do lume e tempere com sal, pimenta e noz moscada.
Num tabuleiro que possa ir ao forno e à mesa, disponha o bacalhau, as batatas e as cebolas em camadas. Regue com o molho béchamel e polvilhe com o queijo ralado.
Leve ao forno bem quente até dourar à superfície.

2 comentários:

Mary - Strawberrycandy disse...

Só passei para desejar uma Santa e Feliz Páscoa,...
Beijinhos,
Boa Páscoa,...
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt

Angela disse...

Obrigada pela visita e uma Boa Páscoa! :)