sábado, 26 de fevereiro de 2011

Bolo de laranja para o meu aniversário

Não sei porquê, mas lembro-me da minha Mãe ter feito este bolo quando o Papa João Paulo II veio à Madeira e que rendeu 2 bolos. Optei então por fazer este bolo para compartilhar num jantar pós-aniversário entre amigos. Resulta num bolo húmido delicioso, exactamente como devem ser os bolos de laranja :)


Ingredientes:
250 gr de margarina (usei Becel)
1 chávena de sumo de laranja
raspa de 3 laranjas
500 gr de açúcar (deitei 400 gr)
500 gr de farinha de trigo
5 ovos
2 colheres (chá) de fermento em pó

Para a calda:
1/2 chávena de açúcar
1/2 chávena de sumo de laranja

Para a cobertura:
1 tablete (200 gr) de chocolate para culinária
2 dl de natas (usei natas light)


Preparação:
Bate-se muito bem as gemas com o açúcar e a margarina até fazer um creme. Junta-se a farinha, o fermento e o sumo e por último as claras em castelo. Vai a cozer em forno médio.
Desenforma-se depois de frio e faz-se uns furos sobre todo o bolo com um garfo. Leva-se o açúcar com  o sumo de laranja a ferver e depois verte-se com cuidado sobre o bolo, de modo a permitir que a calda seja absorvida.



Para a cobertura, deita-se as natas numa tigela e leva-se ao lume  juntamente com a tablete de chocolate, partida aos bocados, mexendo sempre até formar um creme homogéneo que fica a arrefecer um pouco. Barra-se o bolo com este creme e decora-se a gosto.

Um comentário:

vinho um ritmo de vida disse...

bom dia,

gostei muito do seu blog e pelo que li... e nada melhor que o vinho para acompanhar as refeições bem preparadas...

Peço-lhe um um favor, que coloque o link do nosso blog no seu site para que as pessoas também possam conhecer mais sobre vinho...

Forte abraço
http://vinho-umritmodevida.blogspot.com/