quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Bacalhau Next Week

Nestas férias passadas na ilha de Porto Santo, o jeitoso meteu-se a fazer bacalhau para a janta. Como ele não é grande fã deste peixe (para minha grande tristeza) deixei-o preparar o bacalhau à maneira dele ;)
E resultou num bacalhau no forno simples mas bem gostoso, que ganhou o nome da casa onde estávamos a passar férias.
 

Ingrendientes: (p/ 2-3 pessoas)
2 postas de bacalhau demolhado
batatas q.b.
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 folha de louro
tomilho q.b.
sal q.b.
1/2 copo de vinho branco
2 tomates de tamanho médio maduros
1/2 malagueta fresca

Modo de preparação:
Corta-se a cebola em rodelas e coloca-se num tabuleiro, juntamente com alho esmagado e a folha de louro. Rega-se com azeite, tempera-se com sal e tomilho e leva-se a forno quente a alourar.
Entretanto,  ferve-se o bacalhau, limpa-se de peles e espinhas, separa-se em lascas e reserva-se. Descasca-se as batatas, corta-se em rodelas finas e reserva-se também.
Retira-se o tabuleiro do forno, adiciona-se um pouco de vinho branco, cobre-se a cebola com tomate às rodelas e volta-se a levar ao forno por mais 5-10 minutos. Por fim, cobre-se com o bacalhau às lascas, a malagueta e as batatas às rodelas. Rega-se com mais um pouco de azeite, tempera-se com  um pouco de sal grosso e tomilho, e vai ao forno até as batatas estarem cozidas. Acompanha-se com salada de alface ou legumes cozidos e um bom vinho branco.



Nota: a foto será adicionada logo que voltemos a casa.

Um comentário: