segunda-feira, 14 de junho de 2010

Lasanha de espinafres e requeijão à Ana Catarina

Regressei este fim-de-semana das férias e trouxe comigo uma receita que aprendi a fazer durante os dias que fiquei com uma amiga, em Braga. Como já vem sendo habitual, dou preferência aos ingredientes menos calóricos. E ficou quase, quase tão bom como o dela :P


Ingredientes: (p/ 3 pessoas)
9 folhas de lasanhas pré-cozidas
2 embalagens de espinafres picados congelados
2 requeijões light
molho béchamel light q.b.
molho de tomate e basílico q.b.
leite magro b.b.
azeite q.b.
1 dente de alho
queijo ralado light
sal e pimenta preta moída na altura

Preparação:
Deitar os espinafres num tacho com água a ferver e deixar por uns 5 minutos.
Escorrer os espinafres e reservar. Num tacho, deite um pouco de azeite e leve ao lume. Pique finamente o dente de alho e espalhe por cima do azeite quente para que solte um pouco o aroma, mas sem deixar queimar. Junte os espinafres e misture bem. Adicione um pouco de leite e volte a mexer. Tempere de sal e pimenta. Por fim, adicione o requeijão e mexa bem até que este se desfaça por completo nos espinafres. Rectifique os temperos e retire do lume. Entretanto, ligue o forno a 250ºC.
Unte um pirex rectangular (onde encaixe bem 3 folhas de lasagna) que possa ir ao forno e à mesa com um pouco de molho béchame. Disponha 3 folhas de lasanha sobre o béchamel e cubra-as generosamente com os espinafres. Salpique com um pouco do molho de tomate e disponha mais 3 folhas de lasanha. Barre um pouco as folhas com um pouco de béchamel e volte a cobrir com os espinafres. Disponha as últimas 3 folhas de lasanha, barre com um pouco de béchamel e deite mais um pouco de molho de tomate. Por fim, polvilhe com um pouco de queijo ralado e leve ao forno. Passados uns 5 minutos, baixe a temperatura do forno para os 200ºC e deixe cozer durante 20-25 minutos. Deixe gratinar durante uns 2 minutos e está pronto a servir.
Acompanhe com um bom vinho ;)

Nenhum comentário: