domingo, 2 de maio de 2010

Nigella's lemon linguine

Ultimamente parece que ouço falar da Nigella Lawson por todo o lado, tal qual deusa da cozinha. É o jeitoso a gabar os dotes culinários da senhora "apesar de ser meio javarda na cozinha" - diz ele, é a Kitty Rambles a descrever como são divinais as receitas dela e até a AvoGi a comentar o estilo diferente da Nigella.
Bem, eu que nunca vi nenhum programa da dita cuja, e que já começava a ficar intrigada com tanta Nigella, Nigella, Nigella, ontem lá andei a ver alguns videos no youtube do Nigella Bites.
Ora isto foi já ao fim da tarde; chega à hora de jantar e não há muita coisa em casa... e que tal fazermos aquela massa da Nigella?
E pronto, mãos à obra! Confesso que o resultado final surpreendeu-me, e pela positiva. Um sabor fresco e leve, completamente diferente. Acabámos por não tirar fotos, por isso deixo aqui o video do youtube de onde tirámos a receita:


Ingredientes: (p/ 2-3 pessoas)
1/2 pacote de linguine
3 gemas
queijo parmesão q.b.
sumo de 1/2 limão
raspa de 1 limão
cerca de 200 ml de natas (usámos light)
2 colheres (sopa) de manteiga (usámos margarina Becel)
salsa fresca
sal q.b.

Preparação:
Cozer a massa em água a ferver com sal até ficar al dente.
Entretanto, bater as gemas, ralar queijo parmesão a gosto e juntar às gemas batidas, adicionar o sumo e a raspa de limão, e por fim as natas.
Quando a massa estiver cozida, escorrer (sem passar por água fria para que a massa se mantenha quente) e voltar a deitar no tacho, envolvendo na manteiga até que esta derreta por completo. Logo de seguida, para que a massa não arrefeça, deitar o molho sobre a massa e envolver bem. Ter em atenção que a massa não deve voltar ao lume - para que o molho não se transforme em ovos mexidos!
Polvilhar com salsa picada, voltar a envolver e terminar com mais um pouco de parmesão ralado na altura.

2 comentários:

Argonauta disse...

Jeitosa eu disse bardajona, não foi javarda! E hás-de concordar que a senhora tem muito jeito... :P

Angela disse...

Lol! são tudo sinónimos de badalhoca, certo? :P
mas sim, ela lá tem o seu jeitinho especial para a coisa