sábado, 1 de maio de 2010

Atum salpresado

Desde criança que, no 1º de Maio, vamos todos passear e fazemos um piquenique nas serras da Madeira. Na bagageira do carro, entre outras iguarias, estava sempre à nossa espera o atum salpresado, preparado em escabeche, e as batatas cozidas. Lembro-me dos putos que faziam colares com flores de giesta e vinham vendê-los para a berma das estradas a ver se ganhavam uns trocos. Recordo-me também de passarmos por alguns carros que exibiam grandes cornos de bode ou de touro (enfim, lá os que tinham) amarrados na parte da frente do carro, já que se dizia que o 1º de Maio também era o dia do cornudo! E assim se celebra o 1º de Maio por aqui.
Este ano, e como os meus pais vão viajar este fim-de-semana, acabámos por não fazer o tal passeio em família mas o atum não podia faltar à mesa.


Ingredientes: (p/ 6 pessoas)
1/2 posta de atum fresco com cerca de 1,5 kg
sal
orégãos
alho
louro
1 cebola pequena

Para o escabeche:
cebola
alho
malaguetas
salsa fresca
azeite
vinagre

Preparação:
Tempere a peça de atum inteira com 1 punhado de sal, os orégãos, uns dentes de alho esmagos e a folha de louro e deixe assim durante um dia.
No dia seguinte, coloque o atum num tacho, cubra com água, adicione uma cebola pequena inteira e leve a cozer durante cerca de 45 minutos.
Quando o peixe estiver cozido, escorra a água e deixe-o arrefecer um pouco. Separe estão o atum em pedaços mais pequenos (sem cortar) e distribua num tabuleiro de ir à mesa. Cubra o peixe com alho picado finamente, cebola cortada às rodelas, malaguetas picadas e tempere abundantemente com azeite e vinagre.
Sirva frio decorado com salsa fresca picada e acompanhe com batata cozida e salada de alface.

Nenhum comentário: