sábado, 3 de abril de 2010

Folar da Páscoa

Cá na Madeira não existe a tradição do folar da Páscoa mas este ano resolvi fazê-lo eu mesma, para provar e também para experimentar o programa "Massas" da máquina de fazer pão. Achei engraçada a lenda que existe sobre a origem do folar da Páscoa e de como simboliza a reconciliação e a amizade. Após um pouco de pesquisa, encontrei determinados ingredientes em comum em várias receitas, tais como a canela, a erva-doce e a aguardente. Também fiquei a saber que o folar pode levar carnes ou outros ingredientes, dependendo da região de origem. Acabei por optar basear-me nesta receita e acho que fiz 2 folares de Páscoa bem jeitosos, sendo um para a minha afilhada, conforme a tradição :)
É claro que não faço ideia se o sabor e a textura deveriam ser aqueles, nem sei se é suposto comermos o folar ao pequeno-almoço, ao lanche ou a acompanhar o almoço no Domingo de Páscoa! Lol Também faz-me um bocado de confusão aquele ovo cozido no meio do folar... é para comer ou só para decorar??
Enfim, dúvidas existenciais à parte, foi uma experiência culinária interessante e melhor ainda vai ser saboreá-lo amanhã ;)


Ingredientes:
100 ml de leite (usei magro)
125 gr de margarina derretida (usei Becel)
3 ovos
500 gr de farinha de trigo T65
25 gr de fermento de padeiro
200 gr de açúcar mascavado claro (da Whitworths)
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de erva-doce
2 colheres (sopa) de aguardente ou brandy (para amaciar a massa)
raspa de 1 limão

Para a finalização:
2 ovos cozidos
geleia q.b.

Preparação:
Coloque os ingredientes pela ordem referida na MFP e seleccione o programa para amassar e levedar.
Entretanto coza os ovos. Se quiser pode juntar casca de cebola à água para que os ovos fiquem com uma cor mais intensa.
Quando o programa terminar, coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada. A massa sai um pouco mole. É necessário juntar um pouco de farinha para a moldar.
Retire um pouco de massa para fazer as tiras e depois divida a restante em 2 partes iguais.
Molde os bocados de massa em bolas e coloque o ovo cozido no centro. Pressione para que entre na massa.
Molde a massa que reservou de modo a ficar com 4 tiras, de modo a fazer uma cruz sobre cada ovo.
Coloque num tabuleiro revestido com papel vegetal ou folha de silicone, tape com um pano e deixe levedar, no mínimo, durante 20 minutos (pode deixar mais tempo).
Leve ao forno pré-aquecido e mantenha o forno na temperatura média ou mínima até que estejam cozidos. Verifique se está cozido espetando um palito na massa que rodeia o ovo. Quando estiver pronto, retire do forno e pincele com margarina derretida ou geleia para dar brilho.

Nenhum comentário: