domingo, 4 de abril de 2010

Bolo de Kiev com decoração de Páscoa

Mais uma vez, andei a folhear as revistas antigas de culinária e encontrei esta receita à qual fiz umas ligeiras adaptações, já que na original o creme leva côco e eu optei pelas amêndoas. Um bolo simples, tal como eu queria, decorado especialmente para o Domingo de Páscoa.


Ingredientes:
4 gemas
250 gr de açúcar
6 colheres (sopa) de leite
6 claras
200 gr de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó

Para o creme/cobertura:
1 colher (sobremesa) de farinha maisena
2 colheres (sopa) de açúcar
sumo de 1 laranja
1 ovo (só usei 1 gema)
1 chávena almoçadeira de leite
amêndoa picada q.b.
amêndoa laminada tostada q.b.
ovinhos de chocolate p/ decorar (facultativo)

Preparação:
Bata bem as gemas com o açúcar e o leite até obter um creme fofo. Levante as claras em castelo firme e adicione à gemada, alternando com colheradas de farinha misturada com o fermento. Ligue tudo muito bem sem bater.
Unte um tabuleiro rectangular com manteiga*, forre-o com papel vegetal, deite dentro a massa que preparou e leve a cozinhar em forno médio durante cerca de 35 minutos.
Entretanto, prepare o creme. Misture a maisena com o açúcar, junte o sumo de laranja e o ovo. Mexa bem e adicione o leite. Leve a mistura ao lume e, mexendo sempre, espere que engrosse. Retire do lume e deixe arrefecer.
Desenforme o bolo depois de frio, retire cuidadosamente o papel vegetal e corte-o a meio no sentido longitudinal. Barre com uma parte do creme misturado com a amêndoa picada, recomponha o bolo e espalhe o restante creme sobre toda a superfície. Polvilhe com a amêndoa laminada tostada e termine a decoração a gosto.

* optei por fazer em 2 formas rectangulares, sendo uma ligeiramente mais pequena do que a outra, de modo a obter um pouco o efeito pirâmide.
Fonte: revista Segredos de Cozinha nº 408

Nenhum comentário: