domingo, 28 de março de 2010

Frango no churrasco

E porque é fim-de-semana e o tempo já volta a ser convidativo para tal, hoje houve churrasco ao almoço em casa dos meus pais. Mais uma vez trago-vos uma receita do meu pai, daquelas que ele já faz há anos! As medidas são a olho, de acordo com a quantidade de frango e conforme queiram mais ou menos picante/salgado. As fotos virão mais tarde.

Ingredientes:
frangos pequenos/médios inteiros

Para o molho:
margarina
1 punhado de sal
piripiri em pó
louro
alho
alecrim fresco

Preparação:
Limpe os frangos inteiros, faça-lhes uns cortes na pele e reserve.
Quando a brasa estiver pronta, coloque os frangos abertos inteiros sobre a grelha e, com um pincel grosso, vá passando o molho na carne de modo a que esta não fique seca.
Quando a carne estiver cozida, retire os frangos para uma travessa e, com uma tesoura apropiada, corte cada um em 8 pedaços. Poderá ainda passar o molho que sobrou para uma molheira e disponibilizar um pincel mais pequeno para o caso de alguém querer dar mais um pouco de sabor ao frango.
Sirva acompanhado com batatas fritas, arroz branco e salada de alface.

Este é um prato bem acessível e por isso mesmo uma boa sugestão quando vai preparar uma refeição para muitas pessoas (especialmente no Verão, altura convidativa às refeições ao ar livre) pois normalmente 1 frango inteiro poderá custar até cerca de 2.50€ e rende, em média, 4 porções - conforme o apetite dos seus convidados!

Sabia que pode congelar o frango que sobrar? Caso não lhe apeteça comer frango nos próximos dias, coloque as sobras devidamente acondicionadas no congelador. Na altura de usar, apenas tem que as deixar descongelar naturalmente - pode então aquecer no microondas e comer assim, ou desfiar a carne e usá-la na confecção de outros pratos.

Nenhum comentário: