quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Sopa de lentilhas

Depois de ter "descoberto" as lentilhas vermelhas assim e assim, resolvi experimentar as verdes! Encontrei esta receita (que aparentemente é tradicional da Madeira) e, embora não seja grande fã destas sopas "de entulho", resolvi experimentar. Foi a primeira vez que fiz uma sopa do género e confesso que o resultado foi muito bom! É uma sopa óptima para estes dias mais frios que teimam em não ir embora.


Ingredientes:
200 gr de lentilhas
350 gr de carne de vaca com osso (comprei da mendinha)
300 gr de abóbora
1 cenoura (não está na lista de ingredientes mas é mencionado no modo de preparação)
200 gr de batatas
5 dentes de alho
2 cebolas
50 gr de macarronete
sal q.b.
3 l de água (usei cerca de metade)

Preparação:
De véspera demolhe as lentilhas em água fria.
Coloque uma panela ao lume com a água temperada de sal, as cebolas picadas, a carne e as lentilhas. Deixe cozinhar por 1 hora.
Passado o tempo junte a cenoura, a abóbora e as batatas, tudo cortado em cubos e deixe ferver.
Decorridos 20 minutos, esmague um pouco a abóbora e as batatas com um esmagador de batatas e, de seguida, adicione o macarronete. Deixe ferver por mais 10 minutos.
Rectifique os temperos e sirva.

Comprei carne da mendinha especialmente para este fim, por ser uma carne com osso e alguma gordura que, como o meu pai diz, vai dar gosto à comida. Mas obviamente que mal cheguei a casa e vi aquela gordura toda decidi que ia ter que tirar uma parte daquilo senão lá iam disparar os meus níveis de colesterol. E tira uma coisinha daqui e limpa uma coisinha dali... e acabei por só deixar ficar uns ossinhos e umas réstias de gordura aqui e ali. Até pode não ter ficado com tanto sabor, mas acho que o meu organismo agradece!

2 comentários:

Silvana Nunes .'. disse...

Nossa, essa sopa é D E L I C I O S A.
Sempre faço.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja um BOM CARNAVAL.
Saudações Florestais !

Angela disse...

Obrigada! Eu vou fazer por me divertir neste Carnaval ;)
Um bom Carnaval para ti também!!