quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Ratatouille

Uma das melhores invenções da cozinha francesa deve ser mesmo o ratatouille! Há uns anos atrás, quando me mudei para França, lembro de ter visto umas latas com uma mistura de legumes, pronta a consumir, à venda no supermercado. Uma vez experimentei trazer uma para casa e aquilo não me pareceu nada mau. Vi que ingredientes levava e aos poucos comecei a fazer o meu próprio ratatouille em casa com legumes frescos :)


Ingredientes: (p/ 2-3 doses)
1 courgette
1 beringela
1 cebola grande
1/2 pimentão vermelho
cogumelos frescos
1 dente de alho grande
1 lata de tomate pelado ou polpa de tomate q.b.
sal q.b.
primenta preta moída na altura q.b
herbes-de-Provence q.b.

Preparação:
Lave os legumes todos. Corte a courgette e a beringela em 4 no sentido do comprimento e depois vá cortando em fatias não muito finas. Proceda do mesmo modo com a cenoura. Corte o pimentão em tiras e pique a cebola e o alho finamente. Corte os cogumelos às fatias. Deite tudo para dentro de um tacho com água suficiente para que os legumes cozam mas sem cobrir. Se usar o tomate pelado, corte-o grosseiramente lá para dentro. Tempere de sal e deixe cozer. Quando os legumes já estiverem cozidos, adicione o sumo de tomate que estava na lata ou então a polpa de tomate (no caso de ter optado por esta). Rectifique os temperos.

Usei a combinação de ingredientes que mais me agrada no ratatouille mas outros legumes podem ser adicionados a gosto, como a cenoura, bróculos, etc. O que este prato tem de tão fantástico é o facto de poder ser consumido de inúmeras maneiras: como opção vegetariana (sobre massa cozida e polvilhado com queijo); com peixe (antes de adicionar a polpa de tomate, adicione filetes de pescada cortados em tiras - acompanhe com cuscus); e até mesmo como acompanhamento em pratos de carne.

3 comentários:

Romy disse...

Olá Angela... obrigada pela visita e o comentário no meu blog.

Em resposta à tua questão... eu tenho a Tefal sim e gosto imenso dela. Costumo programá-la e o pão fica espectacular. Em questão de ruído basta fechares a porta da cozinha e do quarto e penso que não terás problema. Não acho que faça muito barulho.
A Clatronic não conheço mas tenho ouvido falar muito bem dela.
A protest dá essas duas máquinas (tefal e clatronic) como escolha acertada... portanto agora tu é que vês a que mais te agrada.

Além da Tefal tb tenho uma Bifinett que comprei no LIDL e gosto imenso dela. Sei que eles tem esta semana novamente a máquina à venda.

Bjokas e boas compras :-)

Angela disse...

Obrigada pelos conselhos! :)
Infelizmente ainda nao temos LIDL ca na Madeira. Vou ver se me decido entre uma das duas.
bjinhos

Usuale disse...

Oi! Tem um site muito bacana que possui mais de 50.000 acessos ao dia e fazem parceria com blogs/sites, vale a pena! Eu já fiz o meu!Só lembrando que como se trata de uma parceria você tem que colocar o selo deles também no seu blog/site, que você pode pegá lo no mesmo link abaixo!Senão você não receberá acessos!

Aí vai o link: http://www.guiademulher.com.br/enviar_blog.php

Um abraço!