segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Dhal de lentilhas vermelhas

Sobraram-me lentilhas do creme de lentilhas vermelhas e aindei à procura de outras "aplicações" para as ditas cujas. Encontrei este prato vegetariano indiano e nem pensei duas vezes! (até porque já tenho saudade de comida indiana... ai, aquele delicioso lamb saag que comia em Londres... uhmm...). E mal proveitei este dhal, só me veio à mente como calhava bem ter um pão naan para acompanhar!...

Ingredientes:
300 gr lentilhas vermelhas, bem enxaguadas
1 courgette
gengibre fresco de 3cm, cortado
2 folhas da louro
1 pau de canela
2 colheres de manteiga (40g)
1 cebola, finamente desbastada
2 dentes de alho
2 colherzinhas de turmeric
2 colherzinhas pó do cominhos
2 colherzinhas de garam masala (pó de caril)
sumo de 1 limão
sal

Preparação:
Coloque as lentilhas e a courgette, gengibre, as folhas de louro e a canela numa grande panela com 3 copos da água fria.
Traga à fervura, reduza o calor ao meio e deixe cozer, agitando durante 15 minutos. Remova as especiarias e deixe aparte.
Aqueça a manteiga numa frigideira grande sobre um calor médio.
Adicione a cebola e cozinhe-a por 8 minutos. Junte o alho, o turmeric, o pó do cominhos, o garam marsala e cozinhe por outros 10 minutos.
Adicione as lentilhas a esta segunda panela e misture.
Descole do calor e junte o sumo de limão e sal.
Permita que o dhal sente por alguns minutos (ou horas se possível) para que os sabores de misturem.
Enfeite com coentros antes de servir.

Pode servir o dhal assim, como uma sopa, ou então pode servi-lo sobre arroz. Acompanhe com pão naan quentinho.

2 comentários:

Mari - Strawberrycandy disse...

Olá Angela,

Em relação à minha MFP, é uma clatronic sim.

Alguma dúvida dispõe.
Beijinhos

P.S. Tens um blog muito fixe....já estou a seguir....

Angela disse...

Olá!
e obrigada :)

Já reduzi a minha lista de opções, e a Clatronic é uma das 3 possíveis escolhas. Gostei dessa por ter o programa de refeição completa, embora fique na dúvida se chegarei a usá-lo.

Vou ver se me decido logo! ;)
Bjinhos