quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Bolo de mistura para o aniversário da Mãe

Decidir fazer um bolo de aniversário em cima da hora pode dar nisto: não ter os ingredientes necessários ou em quantidade suficiente em casa!  Foi o que me aconteceu ontem quando resolvi que este ano iria fazer o bolo para o aniversário da minha Mãe, em vez de o comprarmos já feito. Receitas não me faltavam; faltava sim um ingrediente daqui ou outro dali em cada receita. Acabei por recorrer a esta que foi dada por uma tia da minha Mãe, a tia Virgínia, pois dá um bolo grande e resulta sempre bem. Ainda tive que fazer uma mistura de farinhas porque não tinha quantidade suficiente de um só tipo de farinha, mas este bolo o que tem é que é mesmo fácil de fazer! Como o próprio nome indica, é só deitar tudo para dentro da taça, misturar bem e está pronto para ir ao forno. Nem precisei de usar a batedeira. Aliás, já o fizemos tanto com chocolate como com canela e ambos ficam muito bons :)
Depois foi só encontrar uma cobertura de chocolate e levantar-me um pouco mais cedo esta manhã para fazê-la e deixar o bolo já prontinho antes de sair de casa... certo? Errado. A cobertura não ficou espessa como a da foto, nem mesmo adicionando um pouco de maisena. Mas o que não tem remédio, remediado está! Deitei só um pouco da "cobertura" sobre o bolo com muito cuidado e o que sobrou foi servido como uma calda quente na altura de partir o bolo ;)
Ficou um mimo e a Mãe gostou!


Ingredientes:
1 chávena de leite (usei magro)
400 gr de açúcar
1 chávena de óleo (usei óleo de soja)
400 gr de farinha de trigo (usei metade da branca e metade da integral)
3 ovos
1/2 colher (chá) de soda
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (sopa) de chocolate em pó (pode ser substituído por canela)

Cobertura/calda de chocolate:
1 chávena de açúcar
3/4 chávena de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de margarina (usei Becel)
2 chávenas de leite (usei magro)

Preparação:
Mistura-se bem todos os ingredientes e deita-se a massa numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha. Vai a forno quente (180ºC) durante cerca de 45 minutos. Com um palito, verifica-se se está cozido e desenforma-se com cuidado depois de arrefecer um pouco.


A cobertura/calda foi feita levando todos os ingredientes a lume baixo por 20 minutos, mexendo sempre até engrossar (só ficou um pouco mais espessa depois de acrescentar um pouco de maisena mas mesmo assim não foi o suficiente). Deitei-a sobre o bolo e polvilhei com amêndoa picada que havia em casa. Depois foi só colocar umas flores de açúcar para terminar a decoração.

Nota: usei uma chávena com capacidade para cerca de 250 ml.

4 comentários:

Abelha Maia disse...

Uma delicia de aspecto, ficou lindo, parabens.
bj

Angela disse...

Obrigada! :)

Maria disse...

Realmente é um bolo fácil. Também deve ser óptimo com canela.
Em relação á calda, foi muito leite. 3/$ de chávena de leite devem ser suficientes.

Angela disse...

Pois, foi também o que a minha mãe disse!