terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Salmão gourmet

Esta é a receita de salmão do jeitoso. Ele aprendeu a fazê-la ainda em Londres e já a fizemos várias vezes e sai sempre bem. Na foto saiu algo "pálido" mas experimentem e verão que o salmão combina deliciosamente bem com este queijo! Desta vez resolvemos variar e usámos queijo fresco para barrar com ervas finas (também Philadelphia) por isso já não polvilhámos com os orégãos - e que bem que ficou! Deixamos aqui a receita original.



Ingredientes: (p/ 2 pessoas)
2 lombos de salmão
150 gr de queijo fresco p/ barrar Philadelphia light
sumo de 1/2 limão
sal
pimenta preta moída na altura
orégãos
6-8 batatas pequenas
herbes-de-provence
piripiri em pó
pimentão-doce em pó
azeite
bróculos

Preparação:
Comece por temperar o salmão com sal, pimenta e limão e deixe a marinar durante umas 2 horas no frigorífico.
Barre um pirex de ir ao forno com um pouco de azeite e disponha os lombos de salmão. Barre cada lombo generosamente com o queijo Philadelphia e polvilhe com os orégãos. Leve a assar em forno bem quente.
Entretanto, coza as batatinhas descascadas em água com sal., mas sem as deixar cozer demasiado. Coloque-as noutro tabuleiro, regue com um fio de azeite e polvilhe com um pouco de piri-piri, de herbes-de-provence e de pimentão-doce. Leve ao forno juntamemnte com o salmão. Vá revolvendo as batatas uma ou outra vez de modo a que ganhem cor e sabor uniformemente.
Aproveite para cozer os bróculos que já devem estar lavados e cortados.
Quando o peixe estiver cozido, coloque-o a gratinar por uns minutos, juntamente com as batatas.
Sirva o salmão com as batatinhas e os bróculos e acompanhe com um bom vinho branco.

Esta receita pode sair mais ou menos dispendiosa, dependendo do preço do peixe. Nós temos usado lombinhos de salmão congelados (que, ao contrário do que acontecia em Londres, aqui são normalmente minúsculos e saem caro) mas desta vez encontrámos dois generosos filetes de salmão fresco que não custaram mais do que uns 3 euros no total.

Nenhum comentário: