sábado, 23 de janeiro de 2010

Muffins de farelo de trigo

Hoje fiz os meus primeiros muffins! E saudáveis :)
Encontrei esta receita extremamente fácil de fazer e não precisei de fazer alterações nenhumas. Realmente é como ela diz, estes muffins não são nada doces (daí o conselho, para quem gosta de coisas mais doces, de substituir a geleia de milho por mel) e então para dar uma ajudinha, barrei-os com a geleia de milho que sobrou.


Ingredientes:
1 chávena de farinha de trigo integral
1 colher (sobremesa) de fermento
1 ovo
1/2 chávena de geleia de milho
2 chávenas de farelo de trigo integral
2 chávenas de leite magro
flocos de aveia integral e/ou sementes de linhaça (facultativo)

Preparação:
Num recipiente coloca-se a farinha e o fermento. Junta-se o ovo previamente batido e a geleia de milho. Mexe-se com uma colher. Acrescenta-se o farelo de trigo e o leite. Torna-se a mexer com a colher até a mistura ficar bem homogénea.
Coloca-se a massa em forminhas de silicone (pois não é necessário untar e desenformam muito mais facilmente) e leva-se ao forno a 180ºC por cerca de 30 minutos.
Coloquei alguns flocos de aveia integral sobre uns muffins antes de levar ao forno, e polvilhei outros com sementes de linhaça.
Eles ficaram pequeninos porque tinha receio que a massa crescesse muito mas afinal não cresce assim tanto. Rende cerca de 12 muffins que podem-se barrar com alguma geleia de milho para finalizar.

Nota: usei uma chávena com capacidade para cerca de 250 ml.

Informação nutricional:
As fibras são divididas em solúveis (presente em frutas, vegetais, aveia, soja) e insolúveis (presente em farelos, soja e vegetais folhosos).
De entre seus inúmeros benefícios listamos vários que são:
- Regulam a assimilação de gorduras e açúcares da nossa alimentação, absorvendo partículas de gordura e colesterol presentes no nosso sangue
- Nos dão uma sensação de saciedade por mais tempo, pois quando as ingerimos elas incham no nosso estômago
- Ajudam a formar o bolo fecal, evitando constipação e auxiliando na desintoxicação do organismo
- Melhoram o trânsito intestinal

(fonte: http://www.naturato.com.br/fibras1.htm)


ADENDA: a M. provou os muffins e sugeriu que deitasse uma pitada de canela em pó na massa. Ficou anotado e obrigada pela sugestão! ;)

Nenhum comentário: