quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Mousse de bolacha

Esta sobremesa foi feita quase em cima do joelho. Queria algo para terminar em beleza o jantar que ia fazer nesse mesmo dia e lembrei-me que tinha bolacha Maria em casa à espera que lhe desse uso. Depois de procurar um pouco, encontrei esta receita que pareceu-me o ideal.  Levei as tacinhas ao frigorífico apenas por umas 3-4 horas e resultou numa mousse leve e nada enjoativa que o meu jeitoso fartou-se de gabar! Uma boa sugestão para aqueles jantares marcados em cima da hora.



Ingredientes: (p/ 4 pessoas)
5 ovos
100 gr de frutose
2 colheres (sopa) rasas de margarina (usei Becel)
0,5 dl de leite (usei magro)
18 bolachas maria (usei da tostada)
amêndoa picada q.b. (facultativo)

Preparação:
Levar a lume brando as gemas mexidas com o açúcar, o leite e a manteiga, mexendo sempre até ficar tipo um cremezinho. Retirar do lume e deixar arrefecer.
Misturar então as bolachas previamente moídas e por fim juntar as claras em castelo.
Decorar a gosto (eu polvilhei com a amêndoa picada) e levar ao frigorífico. Servir bem fresco.

2 comentários:

Maria disse...

Parece delicosa e tenho pena de não poder prová-la. :(

Angela disse...

É uma delícia! Só me faz um bocado de confusão levar tantos ovos (quanto colesterol!) por isso mesmo é uma sobremsa para fazer só lá de tempos a tempos ;)