domingo, 3 de janeiro de 2010

Iscas de fígado à minha maneira

Tenho a confessar que esta é um das minhas combinações preferidas à mesa: fígado, puré de batata e bróculos! Em casa dos meus pais, sempre se comeu petiscos que ferem alguns estômagos mais susceptíveis: fígado, pipis, patinhas de porco, orelhinha de porco, tripas, etc; muitos dos quais fui deixando de comer ao optar pela reeducação alimentar, evitando mais as carnes vermelhas e gorduras. Mas de vez em quando, bate um desejo e lá faço um prato destes, embora já não o faça como os meus pais (fritando a carne em óleo e margarina) mas sim de uma maneira que me parece bem mais saudável.



Ingredientes: (p/ 2 pessoas)
250 gr de fígado de vaca
1 cebola média
1 copo de vinho branco (ou 3/4 de vinho tinto e 1/4 de vinagre de vinho)
1 dente de alho
1 folha de louro
sal
piripiri em pó
caril
polpa de tomate q.b.

Preparação:
Corte o fígado em tirinhas pequenas. Tempere-o com o alho esmagado, a folha de louro picada grosseiramente, sal, piripiri e caril a gosto. Regue com o vinho e deixe assim por uma meia hora.
Deite água a ferver numa frigideira alta e adicione a carne escorrida. Deixe o fígado cozer em lume alto, adicionando mais água caso seja necessário. Quando estiver quase cozido, retire (com alguma paciência) os pedaços de alho e de louro e adicione a cebola cortada às rodelas finas, misture com a carne e deixe cozer. Por esta altura, a maior parte da água já deve ter evaporado. Adicione um pouco de polpa de tomate ao molho que ficou da marinada, envolva bem e junte à carne.  Rectifique os temperos e está pronto a servir.

Desta vez, estava cheia de pressa e acabei por não adicionar a cebola. Acompanhei com puré de batata que comprei já preparado (daquele que vem congelado aos pedacinhos; adiciono sempre apenas um pouco de leite e de noz moscada raspada na altura) e com bróculos cozidos.


Informação nutricional:
Como podem ver pela tabela abaixo o fígado é muito rico em vitaminas essenciais ao nosso organismo. Tenha em atenção que as referências, a nível calórico e de colesterol, são para o fígado frito.


Fígado em bife frito
Quantidade
100 gramas
Água (%)
56
Calorias
217,65
Proteína (g)
27,06
Gordura (g)
8,24
Ácido Graxo Saturado (g)
2,94
Ácido Graxo Monoinsaturado (g)
4,24
Ácido Graxo Poliinsaturado (g)
1,53
Colesterol (mg)
482,35
Carboidrato (g)
8,24
Cálcio (mg)
10,59
Fósforo (mg)
461,18
Ferro (mg)
6,24
Potássio (mg)
363,53
Sódio (mg)
105,88
Vitamina A (UI)
36105,88
Vitamina A (Retinol Equivalente)
10729,41
Tiamina (mg)
0,21
Riboflavina (mg)
4,14
Niacina (mg)
14,47
Ácido Ascórbico (mg)
27,05


[Fonte: http://emedix.uol.com.br/dia/ali004_1f_figado.php]

Nenhum comentário: