domingo, 24 de janeiro de 2010

Doce de pitanga

A pitanga é uma das minhas frutas preferidas! No Verão, adoro colhê-las bem maduras e comê-las ainda "quentinhas" do Sol... Agora que também estamos na época deste fruto (acho que dão umas 2 vezes ao ano), temos a árvore carregadinha e praticamente ninguém as come. Então resolvi colher algumas bem madurinhas para fazer um doce. Como nunca fiz doce na minha vida (e faz-me um bocado de confusão aqueles "pontos de açúcar" todos!), optei por esta receita que me pareceu bem simples.


Ingredientes:
1 chávena de pitangas descaroçadas
1 chávena de açúcar
1/2 chávena de água
1 dose de acquavit ou cachaça (não deitei porque não estava mencionado no modo de preparação)

Preparação:
Lava-se e escorre-se as pitangas. Quando estiverem secas, retira-se os caroços das pitangas fazendo um corte na lateral e empurrando com o dedo.
Ferve-se o açúcar com a água, mexendo sempre até obter uma calda grossa, mas transparente. Acrescenta-se as pitangas, que entretanto foram reduzidas a um puré grosso com a ajuda da varinha mágica, e envolve-se bem na calda. Ferve por aproximadamente 8 a 10 minutos para as frutas cozinharem.
O doce ficou delicioso, com aquele sabor bem acentuado das pitangas. No entanto ficou ligeiramente mais líquido do que aquilo que estava à espera. Não sei se foi porque não esperei que a calda ganhasse mais consistência. Por outro lado, a pitanga é um fruto muito suculento, e quanto mais maduro mais suco tem. Por isso, penso que para a próxima vou experimentar deitar um pouco menos de água do que a quantidade mencionada.
Rendeu duas tacinhas - e uma vai direitinha para casa do meu irmão para não ter estas tentações por perto!

Nota: usei uma chávena com capacidade para cerca de 250 ml.

2 comentários:

Ana Neto disse...

Olá Ângela,

Da próxima que fizeres esta receita, não cortes na água... aumenta antes o tempo que deixas a água ferver com o açúcar, pois parece-me pela tua descrição que o pontoi de açúcar ficou fraco.

Ah, e se o teu irmão não quiser a tacinha extra, da próxima vez podes dar-me que doce de pitanga é o meu favorito!!!

Angela disse...

Olá Ana e obrigada pela dica! Eu também fiquei a pensar se o mal teria sido esse.
Já esta semana quis fazer uma geleia de tangerina, mas falhei o ponto de geleia que ficou em ponto de rebuçado! Ainda não acertei bem com estes "pontos" todos!...
Não sei em casa do meu irmão, mas a tacinha que ficou lá em casa não durou muito! ;)