segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Creme de lentilhas vermelhas

Já há muito tempo que tenho curiosidade em comer lentilhas mas tinha sempre algum receio de não gostar e acabar por deitar comida fora. Mas mal vi esta sopa da Elvira soube logo que tinha de fazê-la! O meu receio aqui deixou de ser as lentilhas e passou a ser o aipo... tem um sabor intenso que não me agrada nada mas decidi seguir a receita à risca para ver o resultado final: o creme é ótimo, bem aveludado, mas para a próxima tenho mesmo que descartar o aipo...


Ingredientes: (p/ 4-6 pessoas)
1 chávena de lentilhas vermelhas secas
1 cebola roxa cortada em pedaços
2 cenouras grandes cortadas em rodelas
1 talo de aipo cortado em pedaços
1 batata-doce média cortada em cubos
1 dente de alho grande fatiado
5 chávenas de caldo de legumes
2 colheres (chá) de pimentão-doce
sal e pimenta moída na altura
1 colher (sopa) bem cheia de cebolinho picado (não tinha)

Preparação:
Coloca-se as lentilhas, a cebola, a cenoura, o aipo, a batata-doce e o alho num tacho grande. Polvilha-se com o pimentão-doce.
Cobri-se com o caldo de legumes e leva-se a ferver. Deixa-se ferver por 10 minutos e baixa-se o lume. Cobrir e cozinhar em lume brando por mais 20 minutos.
Retira-se a sopa do lume e deixa-se amornar. Tritura-se a sopa com a varinha mágica até ficar num creme homogéneo. Volta-se a colocar a sopa ao lume e tempera-se com sal. Aquecer em lume brando, mexendo.
Distribui-se a sopa por pratos fundos ou tigelas. Polvilha-se com pimenta moída na altura e guarnece-se com o cebolinho picado.

4 comentários:

Elvira disse...

Fico muito feliz por teres experimentado e gostado. :)

Beijinhos.

Ana Neto disse...

Olá Ângela,

Também andava com o mesmo dilema com as lentilhas, mas agora descobri que quase todas as sopas de legumes que faço (e faço muitas por causa da filhota) ficam também boas com umas colheradas de lentilhas vermelhas secas lá para dentro.

Nesta receita, que ainda hei-de experimentar, acho que também vou cortar ou reduzir o aipo... tb não gosto mto!

Angela disse...

Entao aconselho-te a cortar mesmo, porque eu só deitei um pau de aipo não muito grande e o creme ficou com aquele sabor intenso a aipo!
O que compensou, foi o gosto docinho da batata-doce.
Pra próxima, também vou fazer sem aipo :)

Maria disse...

Hum, parece boa. Eu gosto de sopas e de lentilhas, por isso é ouro sobre azul.