quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Creme de agrião

Hoje decidi dar um novo aspecto ao blog. Enquanto vejo qual vai ser o resultado final, partilho aqui mais uma sopa, desta vez uma sopa especial.
Embora tenha sido só mais na idade adulta que passei a gostar de sopa, havia uma que a minha mãe fazia de vez em quando e à qual não resistia - a de agrião! Na verdade era mais um creme, pois ela reduzia-a a puré para que eu a comesse (o que é que as mães não fazem por nós...) e eu reconhecia logo aquele cheiro inconfundível que vinha da cozinha. Agora ela já não a costuma fazer, sou mais eu que vou comprar agrião fresco quando bate um desejo daquela sopa da mãe.
E foi esta a sopa que fiz para esta semana, que continua chuvosa. Acho que sempre que a fizer vou me lembrar da minha mãe :)

Ingredientes:
abóbora amarela
3 cenouras
1 nabo
1 cebola
2 batatas
1 dente de alho
1 molho de agrião fresco (ou 1 embalagem de agrião fresco já lavado pronto a consumir)
1 colher (sopa) rasa de azeite (opcional)
1 l de água
sal q.b.

Preparação:
Corta-se os legumes aos pedacinhos e, depois de estar tudo cozido, reduz-se a puré com a ajuda da varinha mágica.
Pode-se reservar algum agrião para adicionar posteriormente. Neste caso, envolve-se o agrião no puré e vai a lume brando por mais uns 5 minutos.

Nenhum comentário: