sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Costeletas de porco com molho de cogumelos

Uma sessão de coloração de cabelo em casa serviu de pretexto para um jantar "girls only". Entre controlar o relógio e pôr a conversa em dia, lá deu para ir fazendo a janta. Algures entre a conversa e a garrafa de vinho, a hora de tirar a tinta do cabelo foi largamente ultrapassada mas o que vale é que não acordei meio careca! E apesar do homem do talho ter cortado umas costeletas mega-enormes, a verdade é que não sobrou nada para contar a história ;)



Ingredientes: (p/ 8 pessoas)
8 costeletas de porco
2 dentes d'alho
1 folha de louro
sal qb
pimenta preta moída na altura qb
sumo de limão qb
1 colher (sopa) de margarina Becel

Para o molho:
1 cebola picada
1 colher (sopa) de margarina
200 gr de cogumelos
1/2 copo de leite magro
1 colher (chá) rasa de farinha Maisena
125 gr de natas para culinária light
1 colher (sopa) de vinho Madeira
sal qb
pimenta preta moída na altura qb

Preparação:
Tempere as costeletas com sal e pimenta, o alho esmagado, o louro, o sumo de limão e deixe marinar durante algumas horas.
Se possível, grelhe as costeletas. Senão, aqueça uma frigideira e frite-as. Coloque as costeletas numa travessa e mantenha-as quentes.
Prepare o molho, refogando a cebola com a margarina, adicione os cogumelos laminados e deixe cozer em lume brando. Desfaça a farinha num pouco de leite e adicione ao preparado que está ao lume, juntamente com algum molho de fritar as costeletas. Tempere de sal e pimenta e junte as natas, mexendo sempre. Verta este preparado sobre as costeletas que reservou e está pronto a servir.
A receita original dizia para acompanhar com batatas fritas, mas como isso é algo raro de fazer, sugiro um arroz de cenoura e legumes verdes (desta vez foi arroz branco só mesmo porque não houve tempo para mais).

Nenhum comentário: