sábado, 16 de janeiro de 2010

Bacalhau com cogumelos

Não sei se já referi aqui que adoro bacalhau! Para mim, bacalhau fica bom de todas as maneiras e feitios. Deixo aqui a receita do almoço de hoje.

Ingredientes: (p/ 4 pessoas)
4 postas de bacalhau grosso e bem demolhado
azeite
1 copo de vinho branco
1 cálice de vinho do Porto
1 cebola grande
1 dente de alho
1 folha de louro
1 colher (chá) de pimentão-doce em pó
pimenta preta moída na altura q.b.
margarina Becel
1 lata de cogumelos laminados
1 copo de polpa de tomate

Preparação:
Unta-se um tabuleiro com azeite. Descasca-se a cebola, cortando-a às rodelas para dentro do tabuleiro. Dispõem-se as postas de bacalhau por cima da cebola e temperam-se com o alho esmagado, o louro, o pimentão-doce, a pimenta, o vinho branco e o vinho do Porto. Coloca-se umas nozes de margarina por cima e vai a forno bem quente durante 40 minutos.
Ao fim desse tempo, retira-se o tabuleiro do forno e reserva-se o bacalhau. Deita-se o molho que ficou do assado numa frigideira que  vai ao lume juntamente com os cogumelos e a polpa de tomate. Rectifica-se os temperos e deixa-se apurar. Volta-se as dispor as postas de bacalhau no tabuleiro, deita-se o molho de cogumelos por cima e vai ao forno por mais uns 5 minutos como se fosse para gratinar, só para dourar um pouco por cima. Polvilha-se com salsa picada e acompanha com batatas cozidas e salada de alface.

Nenhum comentário: