domingo, 27 de dezembro de 2009

Muesli de aveia à Estalagem do Vale

Bem, e agora algo (mais saudável) para fugir um pouco às comidas do Natal - não sei vocês, mas o meu estômago já não está habituado a comer tanto de tanta coisa... ainda bem que só é Natal uma vez por ano!
Então, no passado fim-de-semana, quando chegámos à Estalagem do Vale, já ia com água na boca a pensar no muesli de aveia que ia comer ao pequeno-almoço da manhã seguinte. Tanto gabei o muesli que uma das empregadas (que ambos achámos extremamente simpática e profissional, tal como os demais funcionários da estalagem) revelou-me a receita. E esta que fiz em casa ficou quase tão boa como a de lá!


Ingredientes: (p/ 2-3 pessoas)
1 chávena de aveia integral
3 chávenas de água
1 punhado de nozes picadas
passas q.b.
1/2 maçã
1 rodela de ananás
2-3 chávenas de leite magro
100 ml (1/2 pacote) de natas light
3 colheres (chá) de frutose
canela em pó q.b.

Preparação:
Deixar a aveia de molho na água durante a noite (entre 8 a 12 horas) no frigorífico.
Escorrer a água que tenha sobrado. Entretanto, na taça de servir, misturar o leite com as natas e adicionar canela a gosto. Juntar a aveia e começar a picar as frutas frescas lá para dentro, bem como as nozes e adicionar as passas. No fim, adicionar açúcar a gosto.

Reparem que a aveia deve ficar sempre de molho (em água, nunca em leite) de modo a facilitar a digestão. Apesar de nunca deitar passas (detesto passas no meu muesli!!) coloquei este ingrediente na receita pois sei que vai bem aqui. Quanto às frutas frescas, eu usei as que tinha em casa na altura mas estas podem ser adicionadas a gosto: maçã, pêra, banana, ananás, laranja, e pêssego em calda até.

Nota: usei uma chávena com capacidade para cerca de 250 ml.

Informação nutricional:
A Aveia Integral é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro e proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras. A aveia está em evidência atualmente pelo alto poder benéfico da sua fibra solúvel, que está relacionada a um bom funcionamento do sistema digestivo, regulando o trânsito intestinal e evitando a obstipação (intestino preso), além de, segundo alguns estudos, estar associada ao controle da glicemia (açúcar no sangue), manutenção e diminuição do colesterol sangüíneo e controle da pressão arterial. 100 gr de aveia crua em flocos contém:

Água (%): 9,1
Calorias (Kcal): 394
Proteína (g): 13,9
Carboidrato (g): 66,6
Fibra Alimentar (g): 9,1
Colesterol (mg): n/a
Lipídios (g): 0,3
Ácido Graxo Polinsaturado (g): 0,1
Ácido Graxo Saturado (g): 0,1
Ácido Graxo Mono insaturado (g): 0,1
Cálcio (mg): 48
Fósforo (mg): 153
Ferro (mg): 4,4
Potássio (mg): 336
Sódio (mg): 5
Tiamina (mg): 0,53
Riboflavina (mg): 0,03
Niacina (mg): 4,47


(Fonte: http://www.informacaonutricional.net/)

Nenhum comentário: