sábado, 26 de dezembro de 2009

Carne em vinha d'alhos

Tradicional no Natal madeirense, a célebre carne de porco em vinha d'alhos veio este ano à mesa na 1ª oitava. Para sobremesa foi feita uma boa salada com algumas frutas da época e um toque de  vinho Madeira e especiarias para quebrar o enjoo do excesso de doces dos últimos dois dias.



Ingredientes:
1 kg de carne de porco da pá ou entrecosto (com alguma gordura)
1 cabeça de alhos
vinho tinto e vinagre de vinho q.b.
2 folhas de louro
1 colher (sopa) de sal
2 pimentas
1 ramo de segurelha
batatas
cenoura
pimpinela

Preparação:
Cortar a carne em cubos e colocar num recipiente (tradicionalmente de barro). Adicionar os alhos esmagados, o louro e as pimentas picados grosseiramente, o sal, a segurelha e cobrir com o vinho (usámos vinho seco, feito em casa dos meus tios no Arco da Calheta) e o vinagre em partes iguais.
Cobrir o recipiente e deixar nesta marinada entre 2 a 3 dias, dando uma mexida uma vez por dia.



Cozer a carne no próprio molho durante uns 5 minutos, retirar a carne com uma escumadeira e reservar. Deixar o molho que fica no tacho arrefecer um pouco e, com uma colher larga retirar a banha que se cria por cima do molho (esta banha pode ser guardada no frigorífico para cozinhar, se assim o desejar).
Verta o restante molho para outro tacho no qual poderá cozer as batatas que irão acompanhar a carne.
Volte a colocar a carne no mesmo tacho e deixe a cozer (sem adicionar água nem goduras) durante mais uns 15 minutos ou até a carne ficar ligeiramente tostada e cozida.
Sirva a carne acompanhada com as batatas que cozeu no molho da carne, cenoura e pimpinela cozida (que também podem ser cozidas juntamente com as batatas.
A carne que sobrar pode ser deitada em recipientes próprios e guardada no congelador para outra refeição ou para um petisco pois o sabor mantém-se inalterável.

Continuação de Boas Festas!

5 comentários:

Petra Marques disse...

Segurelha aqui em portugal é o que?

Angela disse...

Ola Petra, creio que tomilho :)

Petra Marques disse...

Obrigada :D

Petra Marques disse...

Obrigada :D

Anônimo disse...

Cara Petra segurelha em Portugal Continental mantém o mesmo nome. É possível encontrar em alguns hiper e nos mercados de bairro também. Procurei durante uns tempos e depois descobri no mercado de beirro. O tomilho é da mesma família mas são ligeiramente diferentes :P