domingo, 6 de dezembro de 2009

Bolo com chá de erva-doce

Pois é, tenho andado meio desaparecida por falta de disponibilidade mas cheia de saudade de cozinhar. E hoje apetecia-me fazer um bolo; não um qualquer mas um bolo que me lembrasse a estação fria, um bolo "quente" com gosto a especiarias! Lembrei-me que tenho erva-doce em sementes cá em casa para fazer chá e achei deliciosa a ideia de fazer um bolo com o sabor da erva-doce. Encontrei esta receita aqui e fiz umas algumas adaptações que resultou num bolo pequeno, não muito doce e com um gostinho diferente que provei ainda morninho agora ao lanche - acho que combina bem com um chá.


Ingredientes:
3 dl de água
100/150 gr de açúcar mascavado claro (da Whitworths)
250 gr de farinha de trigo integral com fermento
2 colher (chá) de erva-doce
1 colher (sobremesa) rasa de canela em pó
2 colheres (chá) noz moscada em pó
2 colheres (sopa) + 1 colher (sobremesa) mel de abelhas
4 ovos
farinha e margarina q.b.

Preparação:
Faça o chá e reserve. À parte junte o açúcar com a farinha e as especiarias. Junte os ovos, bata a massa e adicione as 2 colheres (sopa) de mel; envolva-a bem. Por fim adicione metade do chá de erva-doce (reserve o chá restante). Ligue o forno a 200º C. Unte uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha; verta a massa e leve-a ao forno durante 40 minutos (eu optei por uma forma com buraco).
Depois do bolo ter arrefecido, desenforme, pique por cima com um garfo ou palito e regue com o chá que reservou. Barre a parte superior com o restante mel.

Era para ter deitado também um pouco de cravinho moído mas esqueci-me durante a preparação da massa. Também podem optar por utilizar mel de flores (como tinha um restinho de mel de abelhas num frasquinho, decidi acabar este). Quanto ao açúcar, o melhor é deitar as 100 gr e ver se querem a massa mais doce ou não. Já o chá com que se rega o bolo, poderão querer adoçá-lo um pouco - eu adicionei um comprimido de sacarina. Ah, e não sei se repararam mas a massa do bolo não leva manteiga nem óleo :)

Nenhum comentário: