quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Bifes de peru recheados com delícias

Esta é uma receita que já não faço há muito tempo, mas que me parece uma combinação agradável de carne branca com um fruto do mar. E verão que o facto de temperarem os bifinhos com limão faz com que o resultado final seja muito fresco.


Ingredientes: (p/ 4 pessoas)
4 bifes de peru, bem finos e com cerca de 125 gr cada
4 fatias finas de fiambre magro
4 delícias-do-mar
60 gr de margarina Becel
1 cebola picada
1 colher (sopa) de polpa de tomate
1 pacote (200 ml) de natas light
1 cálice de vinho do Porto
sal qb
pimenta preta moída na altura qb
sumo de limão qb

Preparação:
Espalme os bifinhos de peru e tempere-os com sal, pimenta e um pouco de sumo de limão. Estenda-os e, sobre cada um, disponha uma fatia de fiambre e depois uma delícia do mar. Enrole-os e ate-os nas pontas ou segure-os com palitos.
Leve-os ao lume a fritar na margarina quente, sem a deixar queimar, e retire-os para um prato.
Noutro tacgo, junte a cebola picada a um pouco de margarina quente e deixe-a refogar até querer alourar. Adicione em seguida o tomate, as natas e o vinho e deixe ferver. Junte de novo os bifinhos e deixe apurar.
Retire os fios/palitos aos bifinhos e sirva-os com o molho e um acompanhamento a gosto, por exemplo, arroz branco e salada.

Quando comprarem a carne, verifiquem que estão a trazer bifes bem fininhos e, ao fritar, tenham a certeza de que deixam tempo suficiente para que a carne  coza por dentro - por isto mesmo é que devem fritar os rolinhos em lume brando, de modo que a carne fique bem cozinha sem queimar a margarina.
Como geralmente não como fiambre, desta vez enrolei os bifinhos só com as delícias. As natas usadas foram natas de soja light (Alpro soya). E já que me apetecia um prato colorido, acompanhei com massa italiana tipo campanelle (Arlecchino) que deve os diferentes tons aos seguintes ingredientes: espinafre, tomate, tinta de choco e curcuma.


Fonte: revista Teleculinária nº 935

Nenhum comentário: