segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Arroz integral de frango

Hoje cheguei a casa sem saber muito bem o que ia jantar. Queria algo mais saudável para compensar o organismo dos abusos do fim-de-semana. Lembrei-me que tinha no congelador um peito de frango que tinha sobrado dum churrasco e meti-o no microondas a descongelar. Entretanto, fui buscar arroz integral e fui inventando um prato que acabou assim:




Ingredientes: (p/ 2 pessoas)
1 chávena de arroz integral
3 chávenas de água
1 peito de frango já cozido
1 colher (chá) de azeite
1/2 cubo de caldo de legumes
espinafres q.b.
1 colher (sopa) de polpa de tomate

Preparação:
Refogue um pouco o arroz no azeite juntamente com o cubo de legumes. Adicione a água a ferver e deixe cozer durante cerca de 30 minutos. Por esta altura, adicione o frango desfiado, as folhas de espinafres,  a polpa de tomate e deixe acabar de cozer.

A minha ideia inicial era fazer um arroz no forno, mas confesso que provei o arroz quando este acabou de cozer e estava tão bom que hesitei quanto a levá-lo ao forno. Mas como já tinha untado o pirex com um pouco de azeite, lá acabei por deitar lá o arroz e levá-lo um pouco a alourar. Mas realmente não há necessidade. Da ideia inicial também fazia parte dispor tomate cortado aos cubos por cima do arroz antes de o levar ao forno e talvez polvilhar com um pouco de queijo ralado, mas como não tinha tomate em casa teve que ficar para uma próxima vez.

O facto de não ter mencionado sal não foi por esquecimento mas sim porque o cubo de caldo de legumes já contém sal suficiente para temperar o arroz. Quanto aos espinafres, também não coloquei uma quantidade específica pois varia conforme o gosto de cada um - eu sou meio suspeita pois adoro espinafres, como já devem ter percebido!

2 comentários:

Maria disse...

Eu gosto de comida assim: tudoi ao molhe para dentro da panela. Preguica, o que se vai fazer.

Angela disse...

e fica tão bom!... às vezes não é preciso caprichar muito para obter um prato bem gostoso ;)