segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Strogonoff com arroz basmati

Hoje íamos fazer uma receita oriental com noodles para o jantar, mas fomos a um supermercado que não tinha nada daquilo que precisávamos (nem mesmo os legumes!) por isso houve mudança de planos. Vi lá uns bifes de filete do lombo que me pareceram bem apetitosos e que resultou num strogonoff guloso. Confesso que não costumo comer muita carne de vaca, é uma carne sem a qual passo bem, mas este filete que comprámos era divinal e tive que me conter para não dar cabo do que sobrou!



Ingredientes: (p/ 2-3 pessoas)
2 bifes de filete do lombo
3/4 chávena de arroz basmati
1 lata (185 gr) de cogumelos laminados
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
200 ml de natas
1 colher (sopa) de polpa de tomate
1 colher (sopa) de ketchup
1 colher (sopa) de conhaque
Azeite qb
Sal qb
Pimenta preta moída na altura qb

Preparação:
Prepare o arroz conforme as instruções da embalagem. Reserve.
Corte a carne em tiras. Coloque numa tigela e tempere com sal e pimenta. Deite azeite numa frigideira e junte uma parte da carne e espere dourar. Mexa um pouco para dourar todos os lados. Retire a carne já refogada da frigideira, coloque mais um pouco de azeite e junte as restantes tirinhas de carne. Se colocar toda a carne de uma só vez, a carne esfriará o tacho e irá cozinhar no próprio líquido, deixando-a rija.
Coloque um pouco de azeite noutro tacho ligeiramente maior e leve ao fogo baixo para aquecer. Acrescente a cebola picada e refogue por 2 minutos. Junte o alho picado e refogue por mais 1 minuto. Junte a carne, os cogumelos, a polpa de tomate, as natas e deixe cozinhar por 2 minutos, mexendo sempre.
Junte o ketchup e o molho inglês, e por último o cognac. Cozinhe por mais 1 minuto e retire do lume. Verifique os temperos e sirva imediatamente.

Esta receita (que foi baseada nesta daqui) é um pouco mais cara devido ao preço da carne, mas a preparação também é relativamente simples. Como de costume, tentei torná-la um tanto ou quanto mais leve e por isso usámos natas para culinária light (Mimosa). Infelizmente os cogumelos tiveram que ser de conserva porque nem cogumelos frescos encontrámos (este supermercado estava mesmo uma miséria!) mas deve ficar ainda mais delicioso com cogumelos frescos.

Acompanhámos com arroz basmati e uma mistura de legumes cozidos.

Desculpem lá a falta de qualidade da foto, mas foi tirada à pressa porque já estávamos esfomeados!

Nenhum comentário: