segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Pota estufada

De vez em quando o meu pai compra pota e prepara-a de diferentes maneiras: frita, em escabeche, etc. Confesso que não sou grande apreciadora pois não tem muito sabor; prefiro lulas!
No entanto, decidi experimentar pois afinal a pota é uma alternativa económica às lulas e podem-se fazer praticamente os mesmos pratos com ambas. O resultado foi um molho picante gostoso (que compensou a falta de sabor da pota) adaptado de uma das receita de lulas do Pingo Doce.




Ingredientes: (p/ 2 pessoas)
400gr de pota cozida
1 cebola pequena
1 folha de louro
1/2 colher (sobremesa) de margarina
3 tomates bem maduros
1 colher (sobremesa) de mostarda
limão qb
sal qb
piripiri qb
cebolinho fresco qb

Preparação:
Colocar a margarina num tacho quente e adicionar a cebola cortada em rodelas muito finas. Junte-lhe a folha de louro. Pele e esmague o tomate e junte à cebolada. Adicione a pota já cozida e cortada em cubos, algumas gotas de sumo de limão, o sal e o piripiri e deixe apurar. Por fim, adicione a mostarda. Polvilhe com cebolinho fresco picado ao servir.

Acompanhei apenas com feijão-verde cozido. E para sobremesa, simples e deliciosamente... manga. Está na época deste fruto soberbo!

Nesta receita usamos a pota previamente cozida na panela de pressão de modo a que não fique rija. Como de costume, substituí o azeite+margarina da receita original apenas por margarina vegetal sem sal (Becel) e simplesmente ignorei as 2 gemas que mencionava lá (também de modo a reduzir no colesterol). Costumo ter em casa tomate pelado enlatado (que dá imenso jeito ter na dispensa) mas desta vez não tinha e, na falta de tomate fresco, usei polpa de tomate. Nesta receita pode-se, obviamente, usar lulas em vez de pota.

Aliás, para quem gosta de "dentinhos" bem condimentados, esta é uma sugestão económica e fácil de preparar.

Nenhum comentário: