domingo, 8 de novembro de 2009

Massa integral com natas e espinafres

Hoje não me apetecia nem carne nem peixe para o almoço. Pensando em alternativas, lembrei-me logo de fazer um prato de massa (acho que massa é como o bacalhau: deve haver 1001 maneiras de prepará-la!). Esta é uma receita a que recorro com alguma frequência pois é uma maneira gostosa de incluir espinafres na alimentação.


Ingredientes: (p/ 3 pessoas)
250 gr de massa integral a gosto
200 ml de natas
1 molho de espinafres
1 lata (185 gr) de cogumelos laminados
1 lata (185 gr) de milho doce
1/2 copo de vinho branco seco
sal qb
pimenta preta moída na altura qb

Preparação:
Cozer a massa conforme as instruções da embalagem e reservar.
Cobrir o fundo de uma frigideira larga com água a ferver e adicionar as folhas dos espinafres. Deixar que os espinafres cozam (ir adicionando água quente conforme necessário).
Quando estes já estiverem cozidos (e quase sem água) adicionar os cogumelos, o milho doce e as natas envolvendo bem. Temperar a gosto. Verter este molho sobre a massa, misturar bem e está pronto a servir. Pode ainda polvilhar com queijo ralado.

Como podem ver é mais um prato simples e rápido de fazer, nada dispendioso e se usar natas de soja light (Alpro Soya) como eu fiz obtém  um molho  livre de gorduras. Obviamente que podem usar cogumelos frescos e/ou adicionar outros legumes ao molho ao vosso gosto (eu usei o milho doce para dar cor ao prato!). Se ao contrário de mim vos apetecer carne/peixe, experimentem adicionar tirinhas de frango ou de salmão.

Embora a receita mencione espinafres frescos, hoje usei espinafres congelados - o que torna a confecção do prato ainda mais rápida pois os espinafres congelados levam menos tempo a cozer: basta adicioná-los (sem descongelar) ao molho das natas.

Nenhum comentário: