quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Massa gratinada com atum

Hoje saímos do trabalho e viemos directos para casa pois o jeitoso queria ver o jogo de futebol que tinha começado às 18h. Eu disse que ia ver então o que conseguia desenrascar para o jantar com o que havia em casa. Lembrei-me de fazer a versão com atum da massa que às vezes fazia no forno (inicialmente, aprendi a versão vegetariana desta massa, com ratatouille). Não tem nada de especial, a não ser o facto de que é um daqueles pratos práticos para fazer num dia de semana depois do trabalho e ainda o facto de que, apesar de ser à base de massa, o molho é pobre em calorias.





Ingredientes: (p/ 3-4 pessoas)
250 gr de massa a gosto
3 latas de atum ao natural (em água)
3 colheres (sopa) de cebola picada
1 lata (185 gr) de cogumelos laminados
250 gr de polpa de tomate
1 copo de vinho branco seco
natas de soja light Alpro Soya qb
orégãos qb
sal qb
pimenta preta moída na altura qb

Preparação:
Cozer a massa al dente em água e sal. Reservar.
À parte, deixar a cebola a ferver num pouco de água. Adicionar os cogumelos, o vinho branco, o atum e temperar a gosto com os orégãos, o sal e a pimenta. Juntar a polpa de tomate e rectificar os temperos.
Cubra o fundo de um recipiente de ir ao forno com uma camada de massa cozida. Por cima, espalhe uma camada do molho de atum em tomate. Torne a cobrir com a restante massa. Termine com mais uma camada do molho e cubra com as natas de soja. Leve ao forno para gratinar.

Como podem ver, este prato é económico, de fácil preparação, prático e fat free!

Sugestões: adicionem pimentão vermelho cortado aos quadradinhos ao molho de atum e/ou azeitonas pretas descaroçadas e laminadas (infelizmente, o jeitoso não gosta de nenhum deles... mas que bem que o pimentão ia ficar bem aqui!). Na altura de gratinar, podem ainda espalhar algum queijo (magro) ralado. Este prato também é óptimo para aproveitar as sobras que tenham no frigorífico (frango, etc). Para a próxima, vou fazer com massa integral e tentar inventar uma receita light de molho béchamel para substituir as natas.

Nenhum comentário: