terça-feira, 3 de novembro de 2009

Frango com castanhas

Novembro lembra-me castanhas. Agora que o tempo já começa a arrefecer um pouco, combinam muito em pratos de carne de porco ou de frango, ou até mesmo numa sopa. E porque já estamos na época das castanhas, e que deliciosas que são!, aqui fica uma sugestão:



Ingredientes: (p/ 4-5 pessoas)
1 frango cortado em 8 pedaços e limpo de peles e gordura
500 gr de castanhas peladas congeladas
1 cebola
1 folha de louro
500 gr tomate pelado
200 cogumelos laminados
1 cálice de vinho Madeira
1 colher (sobremesa) de pimentão doce em pó
1 colher (chá) de farinha maisena
sal qb
pimenta preta moida na altura qb

Preparação:
Cobrir o fundo dum tacho de fundo largo com água a ferver e juntar a cebola picada. Deixar a cebola cozer um pouco, adicione o frango, e junte água a ferver suficiente para que o frango coza. Nesta altura, adicione também o louro, o tomate cortado em cubos, os cogumelos, o pimentão doce, sal e pimenta a gosto.

Quando o frango estiver quase cozido, junte o vinho e as castanhas. Retifique os temperos, tape o tacho e deixe cozer o tempo suficiente para que as castanhas fiquem cozidas sem se desfazerem muito. Se achar que o molho está muito líquido, desfaça bem a farinha maisena num pouco de água fria e adicione ao preparado anterior enquanto as castanhas ainda estão a cozer, envolvendo bem e sempre com cuidado para não desfazer as castanhas.

Para servir, disponha os pedaços de frango numa travessa de ir à mesa e cubra com o molho de castanhas. Acompanha bem com arroz branco.

Repare que a cebola não foi refogada da maneira tradicional. Regra geral, quando estamos a fazer um estufado, podemos perfeitamente evitar refogar a cebola em gordura - basta cozê-la um pouco em água a ferver no fundo do tacho, e ir mexendo tal como se estivessemos a usar azeite/margarina. Verão que no final nem se nota a diferença e parece que a cebola foi refogada. Deste modo, a única gordura que este prato contém, é a que possa vir da própria carne do frango.

Este prato não é complicado de fazer, só é preciso ter cuidado para que as castanhas não cozam muito nem se desfaçam. Eu utilizei tomate pelado enlatado e cogumelos enlatados também. Só se torna um pouco mais dispendioso devido às castanhas.

Nenhum comentário: