sábado, 21 de novembro de 2009

Carne estufada com pimentos

Andava já há algum tempo com vontade de fazer alguma coisa com pimentos. Neste Sábado chuvoso, em que apetecia comidas quentes e mais pesadas que aconcheguem o estômago, soube bem uma carne assim.

Ingredientes:
800 gr de carne de vaca
1 cebola
1 alho francês dos mais finos
1 colher (sopa) de margarina sem sal
1 dl de vinho tinto
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão verde
1/2 pimentão amarelo
polpa de tomate
1 latinha (185 gr) de cogumelos laminados
1 colher (sobremesa) de mostarda (opcional)
sal qb
pimenta preta moída na altura qb

Preparação:
Arranje a carne, corte-a em cubos pequenos e tempere com sal e pimenta a gosto.
À parte, aloure a cebola picada grosseiramente num pouco de margarina, adicione o alho francês, e por fim a carne e o vinho. Regue com um pouco de água quente e deixe cozinhar.
Lave e corte os pimentos às tiras e acrescente à carne. Adicione polpa de tomate até obter a consistência desejada (e a mostarda, se for o caso) e deixe cozer durante alguns minutos. Rectifique os temperos. Sirva com arroz branco ou massa à parte.

Um prato de preparação bem fácil, como podem ver. Eu tenho por hábito usar a polpa de tomate para conseguir um molho mais consistente, pois ao contrário do ketchup, a polpa de tomate não tem açúcar adicionado nem aqueles E's todos (e evita-se igualmente a necessidade de adicionar farinha para engrossar o molho). O resultado é um molho de tomate mais forte que vai bem com pratos assim.

Nenhum comentário: