quinta-feira, 1 de julho de 2010

Bolo de tâmaras

Tinha planeado fazer este bolo para o Dia da Mãe mas como os meus pais não estavam cá na altura, acabei por adiar. Agora que reparei que as tâmaras estavam a chegar ao fim do prazo de validade, decidi fazer o bolo :P
Esta é uma receita da minha Mãe, que costumava fazer com alguma frequência mas que já não faço há uns bons anos. Foi com este bolo que passei a adorar tâmaras!
Aproveitei para estrear uma forma de fundo amovível que já tinha comprado há uns meses e ainda não tinha usado. E desta vez adulterei um pouco a receita e experimentei substituir a farinha branca por interal e o açúcar branco por açúcar mascavado - tenho a certeza que a minha Mãe vai gostar na mesma ;)


Ingredientes:
1,5 chávena (195 gr)  de farinha de trigo (usei integral)
1 chávena (130 gr) de açúcar (usei açúcar mascavado claro)
0,5 chávenas (100 gr) de manteiga (usei margarina Becel)
2 colheres (chá) de fermento em pó
2 ovos
300 gr de tâmaras
1 chávena de água a ferver

Preparação:
Deitar a água quente sobre as tâmaras e deixar arrefecer. Juntar o açúcar, a manteiga e os ovos amassar até ficar em creme. Quando estiver bem batido, adicionar a farinha peneirada com o fermento e bater bem. Por fim, juntar as tâmaras (às quais já se retirou o caroço).
Torna-se a bater mais um pouco, mas desta vez só com a colher de pau e com cuidado para que as tâmaras fiquem inteiras. Deitar esta massa numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e levar ao forno quente (200ºC) durante 30-35 minutos.
Podem polvilhar com açúcar em pó depois de frio. Eu deixei ficar assim; é um óptimo bolo para o lanche... deliciem-se com os bocados de tâmaras que vão encontrar em cada dentada!

Nenhum comentário: