quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Tagliatelle com molho de salmão aux fines herbes

Ora o layout do blog pode ainda não estar terminado mas já cá temos a primeira receita :) E uma original!!
Ontem depois do trabalho passámos no supermercado e trouxemos uma coisinha disto e uma coisinha daquilo (o meu jeitoso é bom a inventar receitas!) e... cá está o resultado:



Ingredientes: (p/ 3-4 pessoas)
250 gr de massa fresca (Tagliatelle) com ovo, tomate e malagueta
400 gr de salmão fumado
300 gr de cogumelos frescos laminados
200 ml de natas
2 colheres (sopa) de queijo fresco c/ ervas finas
1 colher (sopa) de margarina
1 copo de vinho branco
sal qb
pimenta preta moida na altura qb

Preparação:
Deitar a margarina numa frigideira quente e juntar os cogumelos laminados. Cobrir a frigideira com folha de alumínio (de modo a manter o vapor e cozer os cogumelos sem que fiquem secos) durante cerca de 15 minutos em lume brando.
Adicionar o vinho branco e deixar ferver. Juntar sal e pimenta a gosto, as natas e o queijo fresco e deixar apurar.
Entretanto, cozer a massa conforme as instruções da embalagem.
De volta ao molho, juntar o salmão cortado em tirinhas. Rectificar os temperos.
Por fim, adicionar este preparado à massa e está pronto a servir.

Tenho a acrescentar que o resultado final foi... fantástico! A massa fresca (Giovanni Rana) tem uma textura única e o queijo fresco (Philadelphia) com ervas dá-lhe um sabor incomparável e combina muito bem com o salmão.

Este prato é de preparação rápida (cerca de 30 minutos) e fácil, mas não é dos mais acessíveis devido ao custo da massa fresca e do salmão fumado, por exemplo. No entanto, há maneiras de torná-lo num prato menos dispendioso: a massa fresca pode perfeitamente ser substituida por massa normal, o salmão pode ser fresco em vez de ser fumado, e podem ainda substituir os cogumelos frescos por cogumelos enlatados.

Numa tentativa de tornar o prato menos calórico, utilizámos natas light (só com 10% de gordura; não encontrei natas de soja light (Alpro Soya) que são as que costumo utilizar pois não têm colesterol e o sabor é semelhante) e a margarina usada foi Becel.

Outra sugestão seria adicionar-lhe cogumelos Portobello - que também não encontrámos no supermercado.

Acompanhámos com um bom vinho branco: Planalto. Como éramos só dois, trouxémos uma garrafa das pequenas (375ml) que deu sensivelmente 2 copos a cada - ideal para as ocasiões em que não temos necessidade de comprar uma garrafa maior.

A sobremesa é que já não foi da nossa autoria mas merece registo. Enquanto estávamos a fazer as compras, o jeitoso desapareceu misteriosamente no supermercado e apareceu-me com um Applestrudel congelado nas mãos. Sobremesa muito boa (principalmente para mim que adoro sobremesas com maçã!) e facílima de preparar: colocar no forno durante cerca de 30-40 minutos e está pronto a servir! É algo que pode dar jeito ter no congelador de casa em caso de termos que desenrascar uma sobremesa (dá 4-5 fatias). Infelizmente não tínhamos mais natas em casa, mas deve ficar delicioso acompanhado com natas!

Logo que tenha oportunidade faço o upload da foto ;)


Adenda: foto adicionada como prometido!

Nenhum comentário: